quarta-feira, 27 de junho de 2012


PROINFO INTEGRADO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROTED – PROGRAMA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – JOÃO PESSOA- PARAÍBA
CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
TUTOR: ANA MARIA DA SILVA MONTEIRO
UNIDADE: 2
ATIVIDADE: 2-2
TEMA: Experiências de navegar livremente
CURSISTAS: Maria Betânia de Freitas



Ao navegar livremente pelo portal do professor, tive a impressão de estar viajando num mundo de conhecimento. Percebi que eu poderia pesquisar qualquer tema relacionado a minha disciplina e que também existe a interdisciplinaridade.
Durante as navegações percebi que tive algumas dificuldades para retornar a página inicial, mas com ajuda foi possível completar a minha pesquisa.
A navegação à deriva me levou a descobrir a existência de uma fonte de informação que pode me auxiliar durante o planejamento de minhas aulas.
O hipertexto enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem facilita a aprendizagem, pois o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisar e à produção textual. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. E como sabemos, uma atividade colaborativa pode trazer benefícios extraordinário no que diz respeito à construção tanto individual como coletiva de conhecimentos.
É perceptivo que ao trabalhar na construção de um hipertexto, o aluno e o professor participa ativamente de um processo na busca de conhecimento e a sala de aula é transformada  num espaço apropriado de ensino aprendizagem colaborativos e adequados ao entendimentos de todos.

Um comentário:

  1. Betânia, concordo contigo, quando falas que a construção de um hipertexto executado por aluno/professor participando ativamente de uma busca de conhecimentos transforma a sala de aula num espaço colaborativo para a aquisição de melhor aprendizagem.
    Maristela

    ResponderExcluir